Bolsas na Europa operam instáveis, com avaliação de resultados corporativos

SÃO PAULO – Os principais índices de ações europeus operam sem tendência definida nesta quarta-feira (19), com o mercado avaliando a temporada de resultados, a evolução da crise fiscal no continente e alguns indicadores econômicos divulgados nesta sessão.


Crise

Com o término do encontro dos chefes de finanças dos países da região finalizado na semana anterior, os analistas indicam que os mecanismos de auxílio podem de fato ser fortalecidos. Entretanto, a decisão do encontro foi por não efetuar nenhuma mudança por enquanto, limitando-se apenas em discutir como as atuais medidas poderiam ter uma maior eficácia.

No sentido contrário, alguns economistas já apontam que os atuais mecanismos de auxílio não funcionam e estão fadados ao fracasso. Corrobora com esse diagnóstico a percepção de que as atuais medidas baseiam-se, de modo geral, em dívidas novas para pagar dívidas mais antigas.

Indicadores

Na agenda de indicadores desta data, alguns dados europeus devem chamar a atenção do mercado. Há pouco, o BCE (Banco Central Europeu) divulgou o saldo da conta corrente da Zona do Euro no último mês de novembro. No período, o déficit foi de € 11,2 bilhões, ampliação de € 1,6 bilhão na passagem mensal.

Na Reino Unido, números divulgados há pouco indicam que a taxa de desemprego em novembro aumentou em 49 mil desempregados, atingindo o patamar de 2,5 milhões. Já o número de pedidos de auxílio desemprego caiu em dezembro e o ganho médio por trabalhador aumentou em 2,1% (anualizado) em novembro.

A Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia, publicou dados sobre a atividade da indústria de construção no último mês de novembro. Nesse período, foi observada queda de 0,9% na Zona do Euro e 0,4% na União Europeia, em comparação com o mês anterior.

Destaques

Entre os destaques positivos deste pregão, estão empresas dos setores de metais e energia, com os papeis da ArcelorMittal subindo 1,44% e os da Essar Energy subindo 1,41%. Na outra ponta, alguns bancos operam no campo negativo, com destaque para o Barclays, que cai 1,93%, e o Société Générale, com queda de 0,40%.

Após a IBM e a Apple divulgarem seus resultados na última sessão nos EUA, os investidores avaliam o desempenho das empresas do setor de tecnologia na Europa. As ações da ASML Holding caem 2,30% depois de a empresa ter divulgado seu resultado no trimestre anterior.

Fonte: Infomoney

0 comentários: