Bolsas de NY abrem em baixa após divulgação do PIB americano

O mercado acionário americano abriu nesta sexta-feira com perdas, após a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do país aquém do esperado para o quarto trimestre do ano passado.


O índice Dow Jones, principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês), operava em baixa de 0,47%, para 11.933 pontos, às 13h38 (horário de Brasília), enquanto o ampliado S&P 500 tinha queda de 0,69%, para 1.290 unidades. Já a Bolsa eletrônica Nasdaq está com problermas técnicos que impedem a divulgação do indicador Nasdaq Composite.

O PIB americano dos EUA cresceu 3,2% no quarto trimestre, ante o mesmo trimestre de 2009, na primeira prévia do dado, que foi divulgado hoje pelo BEA (Bureau de Economic Analysis). O incremento do último período do ano ficou abaixo das estimativas de economistas do setor financeiro, que projetavam alta de 3,5%.

Por outro lado, o crescimento do PIB no acumulado de 2010 -- calculado em 2,9%-- é o maior desde 2005, quando a economia americana avançou 3,1%. Em 2009, oo PIB americano encolheu 2,6%, e em 2008 mostrou estagnação.

Além do resultado fraco do PIB, também pesam nas quedas dos índices alguns resultados corporativos ruins, como o da Ford. A montadora americana lucrou US$ 190 milhões nos últimos três meses de 2010, com queda de 80% sobre igual intervalo do ano anterior. Segundo a empresa, a queda ocorreu devido a encargos com pagamento de dívidas. A montadora, no entanto, elevou sua previsão para produção na América do Norte no atual trimestre e sua estimativa para vendas no fechado de 2011. Os papéis da empresa são as mais negociadas da Nyse na primeira hora de pregão e apresenta forte queda de 9,2%.

Fonte: Folha.com

0 comentários: