Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta quarta-feira

SÃO PAULO - Diante de uma pauta econômica predominantemente positiva e das especulações acerca de um novo plano de ajuda para os países europeus, os principais índices acionários do globo operam com significativas valorizações nesta quarta-feira (1). Por aqui, o Ibovespa sobe mais de 2%, com destaque para o desempenho de siderúrgicas, mineradoras e petrolíferas.

Ganham forças os rumores de que o Banco Central Europeu poderia anunciar novas medidas anticrise após sua reunião na próxima quinta-feira (2), impulsionando os índices de ações do PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, na sigla em inglês). Ainda no Velho Continente, o aumento da atividade manufatureira na Grã Bretanha atingiu o maior patamar desde setembro de 1994.

A agenda econômica também se mostrou positiva no resto do mundo. Nos EUA, o ADP Employment, indicador que aborda a situação do mercado de trabalho privado, marcou o maior avanço em três anos, enquanto o ISM Index mostrou um resultado acima do esperado para a atividade industrial do país em novembro. Já na China, o PMI (Purchasing Manufacturers’ Index) mostrou que a indústria local cresceu mais do que o previsto.

Produtoras de commodities em alta

Impulsionadas pelos dados positivos das indústrias norte-americana e chinesa, as ações das companhias produtoras de commodities registram significativas altas no primeiro pregão de dezembro. A Gerdau (GGBR4) vê seus ativos subirem 3,6%. Já os papéis da siderúrgica CSN (CSNA3) e das mineradoras Vale (VALE3,VALE5) e MMX (MMXM3) operam com ganhos entre 2,7% e 2% nesta tarde. Vale ressaltar que o Barclays divulgou relatório elevando o preço-alvo das ações das três últimas companhias citadas.

As petrolíferas OGX (OGXP3) e Petrobras (PETR3, PETR4) também aparecem na ponta positiva. A primeira vê suas ações se valorizarem 3,9%. Já a segunda observa alta de 2,4% para os papéis preferenciais e de 2% para os ativos ordinários.

Lupatech

A Lupatech (LUPA3) assinou um contrato com a Petrobras para conexão e desconexão de tubos de perfuração, produção e revestimento no valor de R$ 112,2 milhões. A validade é de cinco anos, com chance de renovação por outros cinco, sendo o início em abril de 2011. Os papéis da companhia sobem mais de 3% nesta tarde.

São Martinho

Concluída a safra de 2010/2011, o Grupo São Martinho (SMTO3) atingiu a moagem de 13,06 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, representando um incremento de 1,6% sobre a safra anterior. O produto de destaque foi o açúcar, com uma expansão de 24,4% da produção sobre o ano anterior. Seus ativos registram desvalorização próxima de 0,9%.

Mudanças

O presidente da Ideiasnet (IDNT3), Luiz Alberto Monteiro Lobato Reategui, deixará a companhia e será substituído, no final de janeiro de 2011, por Sami Haddad, cuja liderança na companhia será submetida à aprovação pelo Conselho de Administração. Já a Brasil Ecodiesel (ECOD3) comunicou na véspera a renúncia de dois membros do conselho de administração, com a saída de Carlos Antônio Rocca, que integrava o grupo desde outubro, e Mauro Fernando Maria Arruda, o qual era membro efetivo.

Os papéis da Ideiasnet operam com alta de 0,3%, enquanto as ações da Ecodiesel sobem 3%.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: