Produção industrial cresce 0,7% na zona do euro

A atividade industrial subiu 0,7% na zona do euro em outubro na comparação com setembro. Nos 27 países da UE (União Europeia) a alta foi de 0,3%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela agência de estatísticas do bloco, a Eurostat. 


Na comparação com outubro do ano passado, a alta foi de 6,9% na zona do euro e 6,7% na UE. 

Já o PIB (Produto Interno Bruto) da área de 16 nações desacelerou no terceiro trimestre e cresceu 0,4%, após uma expansão de 1% no segundo trimestre. Na relação com o terceiro trimestre do ano passado, a economia da zona do euro cresceu 1,9%, após um avanço de 2% em termos anuais no segundo trimestre. 

O gasto do consumidor, os investimentos do governo e as exportações impulsionaram o crescimento econômico da zona do euro no período entre julho e setembro. 

Segundo a agência, o consumo pessoal contribuiu com 0,1 ponto percentual ao crescimento do PIB, enquanto o gasto do governo e o comércio exterior líquido adicionaram mais 0,1 ponto percentual cada. Após o forte crescimento do investimento e dos estoques no segundo trimestre, sua contribuição ao PIB do terceiro trimestre foi zero. 

Fonte: Folha.com

0 comentários: