Bolsas europeias operam em alta sob expectativa de incentivo nos EUA

SÃO PAULO – Os principais índices das bolsas europeias operam em alta nesta segunda-feira (1), sob expectativa de anuncio pelo Federal Reserve de novas medidas de flexibilização quantitativa nesta semana. A aceleração no crescimento da demanda manufatureira chinesa também eleva os ânimos dos investidores europeus.

 %Var Dia  Pontos  %Var 30D  %Var Ano 
 FTSE 100 +0,51 5.704 +1,99 +5,38 
 DAX 30 +0,44 6.630 +6,74 +11,29 
 CAC 40 +0,40 3.849 +4,25 -2,22 
 SMI +0,21 6.486 +3,21 -0,92 

Como fator relevante para o mercado na agenda global desta semana está o encontro da autoridade monetária norte-americana, que termina na quarta-feira (3), com expectativas de uma segunda etapa da flexibilização quantitativa. Em seguida o BoE (Banco Central da Inglaterra) e o BCE (Banco Central Europeu) farão suas próprias reuniões, que devem manter as decisões do Fed em foco.

Dentre os fatores a serem observados nesta sessão, adiciona-se ainda o crescimento do setor manufatureiro chinês em outubro. A aceleração no ritmo de alta do índice favorece uma tranquilidade quanto à recuperação econômica global.

Londres

Acompanhando a alta das commodities, a Rio Tinto, terceira maior mineradora do mundo, apresenta alta de 1,2% em suas ações negociadas na bolsa de Londres. A concorrente Kazakhmys vê alta de 2,1% em seus papéis, também favorecendo a alta no principal índice da bolsa londrina.

Ainda nas empresas de mineração, as ações da BHP Billiton sobem 1,1%. A maior empresa de mineração do mundo pode aumentar em 10% sua oferta de US$ 39 bilhões pela Potash Corp of Saskatchewan, de acordo com notícia do Sunday Times, não identificando fontes.

Recomendações

Em sentido contrario à alta do CAC 40, da bolsa de Paris, as ações da Vivendi caem 0,93% após o UBS rebaixar de “compra” para “neutra” sua recomendação sobre telecomunicações, mídia e conglomerado de vídeo-games. O banco ainda advertiu para a acirrada competição com a France Telecom, que apresenta alta de 0,45% em seus papéis.

Na Alemanha, as ações da fabricante de caminhões Man apresenta ganhos de 2,24% após a elevação da recomendação para seus papéis para “compra” pelo Royal Bank of Scotland. O banco avaliou que recuperação do mercado global de caminhões favorece o registro de um forte crescimento ao longo dos próximos anos.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: