China: setor manufatureiro avança em agosto, animando mercados e analistas


SÃO PAULO - De acordo com dados divulgados na China na manhã desta quarta-feira (1), o setor manufatureiro do gigante asiático avançou em agosto, surpreendendo positivamente os mercados e levando os analistas a reduzirem seus receios quanto a um possíveis abrandamento da retomada da economia do país.
O índice composto PMI (Purchasing Managers Index) elaborado pelo governo de Pequim subiu de 51,2 pontos em julho para 51,7 pontos em agosto, superando as estimativas dos analistas. Do mesmo modo, o índice HSBC, que avalia o setor manufatureiro da China, também avançou no último mês, galgando o maior patamar em três meses a 51,9 pontos, face os 49,4 pontos de julho.

Consistência e alteração na dinâmica

“A melhora na atividade foi muito evidente e ampla”, avalia Wei Yao, analista do Société Générale. “No total, os novos pedidos registraram uma expansão maior do que as exportações, indicando a força da demanda doméstica chinesas”, prossegue. “O atual nível dos PMIs está consistente com o crescimento entre 9% e 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre, e acreditamos que os PMIs continuarão a ascender.”

Além disso, o analista avalia uma alteração na dinâmica da economia chinesa, com as companhias privadas detendo maior peso na expansão do país. "Dado que a pesquisa do HSBC possui maior foco nas empresas privadas, a maior alta em seu índice sugere que o setor privado está retomando confiança mais rapidamente que o setor estatal (...) se tornando o motor mais importante do crescimento".

Também compartilha da avaliação positiva dos números Paul Donovan, analista do UBS. “Isto (os dados) sugere uma contínua expansão da economia, embora de uma forma relativamente não excitante”.

Inflação preocupa

Embora o viés seja otimista, cabe um alerta por parte do Société: “a única área que preocupou foi o significativo aumento nos preços internos”, fator que “retoma os temores de pressões inflacionárias”, dispara Yao.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: