Confira os indicadores e eventos corporativos previstos para segunda-feira

SÃO PAULO - Sem indicadores relevantes nos Estados Unidos, a agenda econômica desta segunda-feira (19) aparece mais tranquila, contando apenas com o vencimento de opções sobre ações, além dos habituais relatórios semanais. Investidores também devem observar a agenda de resultados corporativos nos EUA, que tem prosseguimento nesta sessão com os balanços de Electrolux, Philips e Delta Airlines. 

Vencimento
 
Em dias de vencimento de opções, como esta segunda-feira, os mercados geralmente apresentam forte volatilidade, refletindo a disputa entre "comprados" e "vendidos".

De modo geral, os "comprados" apostam na alta das ações, enquanto os "vendidos" visam o fraco desempenho dos papéis. Neste cenário, os "comprados" tendem a adquirir grandes quantidades de ações, na tentativa de elevar seu preço, enquanto os "vendidos" promovem a venda dos papéis, com o intuito de derrubar as cotações.

Vale lembrar que esse movimento ganha força na medida em que as ações mais negociadas nos contratos de opções costumam carregar participação significativa no índice Bovespa.

Relatórios

Por aqui, a Fipe divulga o IPC da 2ª quadrissemana de julho. 
O dia ainda conta com o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

Por sua vez, o Ministério de Comércio Exterior irá reportar a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Indicadores Brasileiros Horário de Brasília Referência Anterior Expectativa
IPC (Fipe)  07h00 2ªquadr/jul - -
Relatório Focus 08h30 Semanal - -
Balança Comercial 11h00 Semanal - -
Vencimento de opções sobre ações - - - -

Cenário Externo

Passando para o front externo, o mercado deve acompanhar a agenda de resultados corporativos nos EUA, que contará com os balanços de Delta Airlines, Philips, Halliburton e Electrolux antes do pregão e IBM após o encerramento das negociações.  

Fonte: InfoMoney

0 comentários: