Bolsas europeias operam sem tendência, entre indicadores e temor fiscal


SÃO PAULO – As bolsas europeais operam sem tendência nesta quarta-feira (8). Os principais índices do continente chegaram a ensaiar uma movimento de alta, após notícias positivas sobre as exportações chinesas e uma revisão para cima no resultados da Inditex. No entanto, parece não ter sido o bastante para ofuscar o mau humor que ainda pressiona o Velho Continente.
O índice FTSE 100 da bolsa de Londres opera em leve baixa de 0,18% e atinge 5.019 pontos, enquanto o DAX 30  da bolsa de Frankfurt cai 0,12%, chegando a 5.862 pontos. Por outro lado, o CAC 40  da bolsa de Paris  em leve alta de 0,02%, a 3.381 pontos. 

 %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 CAC 40 +0,02 3.381 -9,12 -14,10 
 DAX 30 -0,12 5.862 -2,60 -1,61 
 FTSE 100 -0,18 5.019 -6,84 -7,28 
 SMI +0,04 6.249 -3,60 -4,54 

Vetores positivos
 
Segundo a agência Reuters, as exportações chinesas no último mês avançaram cerca de 50% em base anual, revertendo as expectativas de desaceleração nas vendas externas do gigante asiático, fundamentais para o desempenho da economia do país.

O conglomerado de empresas têxteis Inditex também animou o mercado ao revisar para cima seus resultados no que diz respeito aos indicadores de lucro líquido e vendas do primeiro trimestre. As ações da companhia exibiam alta de 4,09% em Madri.

Petróleo e gás puxam índices
 
Além disso, mais uma vez o pregão é marcado pelas fortes quedas registradas pelo setor de petróleo e gás. Em Londres, as ações da BP eram negociada há pouco em queda de 4,74%, enquanto que os ativos da Royal Dutch Shell recuavam 1,38%.

Referenciais do pregão
 
O mercado se atem agora à agenda norte-americana, a qual trará vetores importantes sobre a economia local, dentre os quais estão as declarações do presidente do Fed, Ben Bernanke, que irá discursar duas vezes: pela manhã, ele irá ao Congresso se pronunciar sobre o orçamento do país, e pela tarde, falará sobre as tendências do mercado de trabalho em conferência do Federal Reserve de Richmond.

Falando sobre o banco central norte-americano, ele irá divulgar durante o dia o Fed's Beige Book, o livro bege. Compilando informações recolhidas pelos onze bancos centrais regionais, o relatório é um documento sobre a atualidade econômica dos Estados Unidos.

Por fim, também são esperados para esta quarta-feira o relatório semanal sobre os estoques norte-americanos de petróleo e o Wholesale Inventories, trazendo informações sobre as vendas e a situação dos estoques do setor varejista dos EUA.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: