Bolsas da Ásia sobem com queda de nervosismo sobre Europa

As principais Bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira após novas medidas de austeridade anunciadas por Portugal e Espanha, o que aumentou as esperanças de que a crise da dívida da Europa possa ser contida, enquanto a forte previsão de lucro da IBM impulsionou ações do setor de tecnologia. 

O índice MSCI que acompanha as principais Bolsas da região Ásia-Pacífico, exceto Japão que tinha alta de 1,79%, para 407 pontos, às 7h52 (horário de Brasília), graças ao bom desempenho do setor de tecnologia. 

O índice Nikkei de Tóquio ganhou 2,2%, a 10.620 pontos, com os compradores procurando papeis do setor de tecnologia e de outras empresas que recentemente divulgaram resultados trimestrais com perspectivas otimistas de vendas. 

A IBM divulgou na véspera previsão de lucro duas vezes maior até 2015, dando força para o segmento. 

A Espanha informou ontem que vai cortar os salários e empregos do serviço público, enquanto o ministro das Finanças de Portugal disse à Reuters que seu governo havia identificado novas medidas de austeridade para reduzir seu deficit orçamentário. 

"Os problemas da zona do euro realmente pesaram sobre o mercado, e o anúncio espanhol permitiu que os investidores voltassem suas atenções para coisas como os balanços e indicadores econômicos pela primeira vez em dias", disse Toshiyuki Kanayama, analista de mercado na Monex, em Tóquio. 

Mercados com forte setor de tecnologia tiveram um dia positivo. A Bolsa de Seul subiu 1,9%, para 1.694 pontos e Taiwan ganhou 2,21%, para 7.770 pontos. 

"Os mercados financeiros globais têm se acalmando, mas o euro mantém-se em uma tendência de baixa", disse Kosuke Hanao, chefe de vendas de produtos de tesouraria do HSBC em Tóquio. "Embora o pânico de vendas na zona do euro tenha diminuído, o risco continua a ser negativo", apontou ele. 

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 1,04%, para 20.442 pontos. Xangai subiu 2,06%, a 2.710 pontos. 

A Bolsa de Sydney teve valorização de 1,75%, para 4.652 pontos. 

Na contramão, Cingapura perdeu 0,43%, para 2.867 pontos. 

Fonte: Folha Online

0 comentários: