Bolsas europeias recuam, com queda do cobre e rating do Reino Unido em xeque
SÃO PAULO - As principais bolsas europeias operam em baixa nesta segunda-feira (15), pressionadas pela queda de 1,50% do cobre e diante o alerta do diretor da Moody´s, Pierre Cailleteau, quanto ao rating de crédito do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Em entrevista nesta manhã, o diretor da agência de classificação de risco revelou que os ratings dos dois países estão ameaçados e próximos de perderem a classificação soberana, em virtude do aumento substancial do custo da dívida de cada nação.
Além da repercussão negativa das palavras de Cailleteau, os mercados seguem pressionados pelo recuo das ações do setor de mineração, com destaque para Xstrata (-2,90%), Kazakhmys (-2,30%), Antofagasta (-2,00%) e BHP Billiton (-1,66%).
Em Frankfurt, as ações da Deutsche Telekom recuam cerca de 1% após os analistas do BofA Merrill Lynch reduzirem a recomendação para a operadora de telefone de underperform (acima da média do mercado) para neutral (em linha com a média do mercado).
Mercado de trabalho
Foi divulgada nesta manhã a primeira estimativa quanto o desempenho do mercado de trabalho europeu durante o quarto trimestre. Segundo dados da Eurostat, o número de pessoas empregadas na Zona do Euro recuou 0,2% na passagem trimestral, enquanto na Europa, o recuo foi de 0,3%.
Confira as cotações
O índice CAC 40 da bolsa de Paris se destaca, caindo 0,30% e atingindo 3.916 pontos. Já o FTSE 100 da bolsa de Londres negocia em leve baixa de 0,20% chegando a 5.614 pontos, enquanto o DAX 30 da bolsa de Frankfurt desvaloriza-se 0,10% a 5.939 pontos.
Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em leve baixa de 0,37%, atingindo a 2.888 pontos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário