Bolsas europeias operam em alta, com recuperação dos bancos e mineradoras

SÃO PAULO - As principais bolsas europeias operam em alta nesta terça-feira (16), impulsionadas pelas ações do setor financeiro e de mineração, além da expectativa em torno da reunião do Federal Reserve.

Em Londres, as ações do RBS (Royal Bank of Scotland Group) sobem mais de 2%, após notícia do jornal britânico Financial Times afirmar que o banco irá reestruturar sua dívida, com o objetivo de fortalecer seu caixa.

Destaque também para os papéis do Barclays, com alta próxima de 2%, em função do último relatório publicado pelo Morgan Stanley sobre o setor bancário europeu, qual classificou o Barclays como top pick entre os bancos do continente.

Depois de recuar forte nos últimos pregões, as ações do setor de mineração ganham força nesta manhã, lideradas por Eurasian Natural Resources (+2,60%), Antofagasta (+1,89%), Kazakhmys (+1,62%) e Rio Tinto (+1,20%).
 
Economia em foco
 
Os ministros de finanças europeus firmaram um acordo, na segunda-feira (15), para ajudar a Grécia resolver o impasse quanto a sua dívida pública. Segundo as autoridades, os governos atuarão de maneira rápida para ajudar o país, caso necessário.

Nesta manhã, foi divulgada a confiança do consumidor alemão durante o mês de março, que apresentou queda para 44,5 pontos no período. Apesar do fraco desempenho frente fevereiro, quando marcou 45,1 pontos, o resultado superou as expectativas de 43 pontos.

Enquanto na Zona do Euro, a inflação ao consumidor avançou 0,9% em fevereiro, praticamente em linha com o registrado em janeiro, quando acelerou 1,0% na passagem trimestral.

Contudo, o grande destaque do dia fica para o fim da reunião de política monetária do Federal Reserve, marcada para as 15h15, horário de Brasília. O mercado aguarda novos sinais do colegiado quanto ao ritmo de retirada dos estímulos monetários fornecidos em meio à crise financeira.

Confira as cotações
 
O índice DAX 30  da bolsa de Frankfurt se destaca, subindo 0,84% e atingindo 5.953 pontos. Já o CAC 40  da bolsa de Paris  negocia em alta de 0,83% chegando a 3.923 pontos, enquanto o FTSE 100  da bolsa de Londres valoriza-se 0,67% a 5.631 pontos.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em alta de 0,91%, atingindo a 2.897 pontos.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: