Bolsas europeias em baixa, à espera por decisões de política monetária

SÃO PAULO - As principais bolsas europeias operam em baixa nesta quinta-feira (4), em dia marcado pelas reuniões do BCE (Banco Central Europeu) e BoE (Banco da Inglaterra) e divulgação de resultados.

Na bolsa de Londres, as ações da companhia de engenharia elétrica Amec recuam mais de 7%, após os diretores afirmarem que o cenário “continua desafiador”, trazendo preocupações para os investidores. O lucro da Amec ficou aquém das expectativas em 2009.

Depois da escalada na última semana, as ações do setor de mineração e petroquímico operam em baixa nesta manhã em Londres, com destaque para Fresnillo (-2,10%), Lonmin (-0,98%), BG (-0,80%), Xstrata (-0,70%) e Anglo American (-0,61%).

Cenário econômico
 
Por volta das 9h00, horário de Brasília, os membros do Banco da Inglaterra decidirão o rumo da taxa básica de juro na região, assim como o BCE, com reunião marcada para as 9h45.

O mercado espera que os bancos centrais revelem maiores detalhes sobre a estratégia de retirada de liquidez e os meandros sobre a ajuda à Grécia, que nesta manhã iniciou a venda de bônus da dívida pública com vencimento de 10 anos.

Além disso, a Eurostat anunciou a segunda revisão do PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro, que, assim como o esperado, cresceu 0,1% no quarto trimestre do ano passado na comparação trimestral. Frente a 2008, a queda foi de 2,1%.

Confira as cotações
 
O índice DAX 30  da bolsa de Frankfurt se destaca, caindo 0,39% e atingindo 5.795 pontos. Já o CAC 40  da bolsa de Paris  negocia em leve baixa de 0,17% chegando a 3.835 pontos, enquanto o FTSE 100  da bolsa de Londres desvaloriza-se 0,16% a 5.524 pontos.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em leve baixa de 0,26%, atingindo a 2.815 pontos.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: