Juros futuros fecham em queda pela terceira sessão consecutiva
As taxas dos contratos de DI futuro encerraram a sessão desta quarta-feira (6) predominante em queda, mantendo tendência de baixa apresentada pela maioria dos contratos durante a primeira semana do ano.
Os investidores repercutiram principalmente o IPC–Fipe (Índice de Preços ao Consumidor – Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) semanal e anual e a Pesquisa Mensal da Indústria, que trouxe a primeira queda após dez altas consecutivas.
As negociações ainda sofreram impacto da expectativa para a ata do Fed, que pode fornecer sinais sobre a estratégia de retirada dos estímulos econômicos concedidos durante a crise. Também foram divulgados dados sobre emprego e o setor de serviços.
Inflação
O IPC-Fipe referente ao mês de dezembro apontou inflação de 0,18%, abaixo da variação de 0,30% projetada pelo mercado no último relatório Focus divulgado pelo Banco Central.A variação foi superior à reportada na terceira semana do mês, com a taxa apresentando avanço de 0,01 ponto percentual.
Na mensuração anualizada, o IPC encerrou 2009 com alta de 3,65%, uma redução acentuada em relação a 2008, quando a alta foi de 6,16%. Trata-se da menor variação desde 2006, quando a alta foi de 2,54%.
Indústria
A produção industrial registrou queda de 0,2% em novembro frente a outubro, interrompendo uma sequência de dez altas consecutivas, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se da primeira queda desde dezembro de 2008 -quando a queda foi de 12,7%.
No acumulado dos últimos 12 meses houve queda de 9,7% e entre janeiro e novembro houve retração de 9,3%, ante o mesmo período de 2008. Já o resultado na comparação anual registrou a primeira variação positiva em 12 meses. Segundo o IBGE, a produção industrial cresceu 5,1% em novembro, frente ao mesmo mês de 2008.
A Pesquisa Industrial Mensal demonstrou também que houve recuo de produção em 15 dos 27 ramos pesquisados em novembro, na comparação com o mês anterior. A principal influência no resultado geral ficou por conta do segmento de veículos automotores, com queda de 2,2%.
Emprego
O número de postos de trabalho no setor privado dos EUA recuou mais um vez em dezembro, de acordo com os dados do ADP Employment Report, divulgados em parceria com a entidade privada Macroeconomic Advisers.
Foram fechadas 84 mil vagas no setor privado do país na passagem entre novembro e dezembro, enquanto o mercado esperava um corte em torno de 75 mil. O desempenho da medição anterior foi revisado de um corte de 169 mil para queda de 145 mil vagas.
Serviços
O setor de serviços nos EUA marcou desempenho abaixo do esperado pelo mercado no mês de dezembro. Os dados foram divulgados pelo ISM (Institute for Supply Management).
O ISM Services registrou 50,1 pontos, resultado inferior às projeções de analistas, que estavam em torno de 50,5 pontos. No entanto, a performance ficou acima da medição anterior, na qual o indicador atingiu 48,7 pontos.
Contrato de janeiro de 2011 fechou com taxa de 10,34%
O contrato de juros de maior liquidez nesta quarta-feira, com vencimento em janeiro de 2011, registrou uma taxa de 10,34%, 0,08 ponto percentual abaixo do fechamento de terça-feira.
Fonte: Infomoney
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário