IBGE estima que produção agrícola deverá crescer 5,2% neste ano
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta manhã a terceira estimativa para a safra de grão em 2010. De acordo com o instituto, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no País deverá avançar 5,2% neste ano, atingindo a marca de 140,7 milhões de toneladas.
Quanto às expectativas para a área de colheita em 2010, o total deve ser de 48,1 milhões de hectares, o que representaria um acréscimo de 2,0% em relação à área colhida em 2009.
Safra de 2009
De acordo com a décima segunda estimativa para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano, a produção será da ordem de 133,8 milhões de toneladas.
O número é 0,2% inferior às projeções anunciadas em outubro, porém 8,3% inferior ao observado na safra recorde de 2008, quando a lavoura produziu 146 milhões de toneladas, de acordo com o LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola).
Os dados foram publicados nesta quinta-feira (7) e incluem informações acerca das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além dos Estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia, juntamente com as projeções para a safra nas demais unidades da Federação.
Destaques de 2009
Dos produtos analisados pelo IBGE, as três principais culturas (soja, milho e arroz) apresentam variações expressivas em relação ao ano passado.
Distribuição regional estimada
Na sondagem regional, a safra esperada na Região Sul fica na dianteira, com 52,4 milhões de toneladas produzidas (volume 14,6% inferior ao registrado no ano passado). O Centro-Oeste deverá produzir 48,8 milhões de toneladas, o que equivale a uma redução de 3,9% frente a 2008. Em seguida, Sudeste, Nordeste e Norte têm safras esperadas de 17,2 milhões, 11,6 milhões e 3,8 milhões de toneladas, respectivamente.
Fonte: Infomoney
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário