Em sessão instável, índices norte-americanos voltam a fechar com sinais opostos
Em meio ao mesmo clima de incertezas visto na véspera, os principais índices norte-americanos fecharam esta quarta-feira (6) com sinais opostos. Enquanto Dow Jones e S&P 500 reportaram leves ganhos, o Nasdaq encerrou o pregão no campo negativo. A agenda de indicadores movimentada contou com a divulgação da ata do Federal Reserve.
A minuta da última reunião do Fed mostrou que o comitê continua acreditando que a recuperação da economia norte-americana será em um ritmo lento, apesar de recentes indicadores darem sinais de melhoria. Segundo o comunicado, mesmo com indicadores superando projeções, o Fed mantém sua visão principalmente por conta do mercado de trabalho - que, apesar de mostrar melhoras, segue fragilizado.
Destaques positivos
Liderando os ganhos no Dow Jones, as ações da Alcoa fecharam em alta de 5,21%, no lastro da valorização das commodities metálicas. Já os papéis da Exxon Mobil subiram 0,86%, após os preços do barril de petróleo fecharem próximos a US$ 83 em Nova York. Nesta sessão, foi divulgado que os estoques de petróleo surpreenderam ao registrar avanço de 0,4% na passagem semanal.
Acompanhando a valorização do ouro, que alcança seu maior patamar das últimas três semanas, os ativos da Barrick Gold e Goldcorp também fecharam o pregão no azul, registrando ganhos de 2,13% e 1,8%, respectivamente.
Destaque também para a Ford. Após dispararem na sessão anterior, superando no intraday o patamar de US$ 11 pela primeira vez em cinco anos, os papéis da montadora mantiveram a trajetória positiva e fecharam o dia com valorização de 3,74%. Na véspera, a companhia reportou um ótimo desempenho nas vendas de automóveis nos EUA durante o mês de dezembro.
E a novela continua...
O impasse envolvendo a compra da Cadbury continua. Após as tentativas frustradas da Kraft Foods realizadas na véspera, agora são os executivos do grupo Hershey que planejam fazer uma nova oferta pela britânica. Segundo a agência Bloomberg, o grupo teria de adquirir um empréstimo para aumentar sua oferta pela empresa.
As ações da Kraft Foods avançaram 0,7%, enquanto os ADRs (American Depositary Receipts) da Cadbury encerraram os negócios em Wall Street com valorização de 0,08%.
Indicadores econômicos
Além da divulgação da ata do Fed, a agenda econômica da principal economia do mundo ainda contou com o ADP Employment, que decepcionou ao mostrar que foram fechadas 84 mil vagas no setor privado norte-americano na passagem de novembro para dezembro, enquanto os analistas esperavam uma redução menor, de 75 mil postos.
Ainda por lá, o ISM Services de dezembro mostrou que o setor de serviços do país mostrou evolução na passagem mensal, ao registrar 50,1 pontos, mas o desempenho ficou abaixo do esperado pelo mercado (50,5 pontos).
Cotações de fechamento dos índices
O índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, fechou em leve alta de 0,05% a 1.137 pontos, acumulando no ano alta de 1,98%.
O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão estável atingindo 10.574 pontos e subindo 1,40% no ano, enquanto o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou queda de 0,33% chegando a 2.301 pontos e acumulando no ano alta de 1,41%.
Fonte: Infomoney
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário