Agenda do Mercado - 04/01










Os mercados globais iniciam hoje o ano útil, com suas carteiras zeradas após a forte recuperação vista ao longo de 2009. A expectativa é a de mais um ano positivo para a Bolsa, mas com espaço reduzido para valorização devido à alta registrada no ano passado. No Brasil, a Bolsa teve alta de 82,7% no Ibovespa, enquanto o índice Dow Jones subiu 18,8% nos EUA.

A agenda da semana concentra indicadores de emprego, atividade industrial, desempenho do setor de serviços e vendas do varejo nos EUA, que passaram o segundo Natal em meio à crise financeira.

Hoje, sai o índice de dezembro do ISM (gerentes de compras) para a atividade industrial, um dos principais termômetros da demanda nos EUA. A expectativa é a de sensível recuperação no final do ano. Amanhã, sai o último relatório do ano sobre o desempenho do comércio varejista.

O principal foco, porém, é a divulgação na sexta da taxa de desemprego de dezembro nos EUA. A previsão é que tenha ficado em 10,1% --em novembro, estava em 10%. O indicador de emprego é utilizado nas projeções de receita das empresas.

No Brasil, o destaque da semana fica para a divulgação de mais dois índices de inflação fechados de 2009 --IGP-DI e IPC da Fipe-- e para o resultado da balança comercial de 2009, que sai hoje. A expectativa é que a balança tenha terminado 2009 com superavit de US$ 24,57 bilhões --até o último dia 20, já somara US$ 23,798 bilhões.

Para o IGP-DI, que sai na sexta, os analistas preveem deflação anual de 1,3% --o IGP-M teve queda 1,72% em 2009. Já o IPC da Fipe deve terminar o ano com alta de 3,78%.

Com o recuo nas expectativas de inflação, crescem as apostas de que o Banco Central adiará para o segundo semestre o aumento na taxa básica de juros (hoje em 8,75%), mantendo a atratividade da Bolsa.

Fontes: Infomoney / Folha Online

0 comentários: