Petróleo opera em forte alta, abandonando pessimismo nas bolsas
Embora o sinal dos principais mercados globais esteja negativo, no mercado de petróleo novas projeções da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para a demanda em 2010 impulsionam o preço do barril negociado tanto em Londres, onde opera com valorização de 1,29% sendo cotado a US$ 70,41, quanto em Nova York.
O contrato com vencimento em janeiro de 2010, que apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, opera a US$ 69,73 por barril, configurando uma alta de 0,13% frente ao fechamento anterior.
Opep
Em relatório divulgado nesta terça-feira (15) a Opep ampliou suas projeções para a demanda por petróleo em 2010. O grupo estima que a procura pela commodity cresça 800 mil barris por dia, o que representa um avanço de 70 mil barris em relação à sua última projeção.
As estimativas do grupo são essencialmente otimistas, mas permanecem abaixo das expectativas da AIE (Agência Internacional de Energia), que prevê demanda de 86,3 milhões de barris por dia, enquanto a da Opep totaliza 85,1 milhões de barris diários.
Apesar dos números favoráveis, o relatório mensal da organização ressaltou que nos dois primeiros trimestres do ano “os fundamentos vão continuar fracos”, mas devem apresentar melhora da segunda metade para frente.
Mercados e indicadores
Nesta sessão, os principais índices acionários do globo operam em queda, refletindo número pior que o esperado da confiança do consumidor alemão, assim como indicadores econômicos desfavoráveis nos EUA.
O indicador que mede a atividade industrial em Nova York caiu em dezembro. Os 2,55 pontos reportados no último mês representam uma abrupta desaceleração face aos 23,51 pontos registrados em novembro.
Fonte: Infomoney
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário