Panorama de Abertura do Mercado - 18/12

A cautela tomou conta dos investidores em Wall Street, principalmente por conta da decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor's de rebaixar o rating soberano da Grécia na quarta-feira. As bolsas de valores terminaram a sessão em queda.

As bolsas europeias fecharam em baixa, encerrando uma série de ganhos de cinco dias, com preocupações sobre novas e mais rígidas regulações do Comitê da Basileia e com a resposta negativa à oferta de ações do Citigroup pressionando as ações dos bancos para baixo.

O clima de aversão a risco que tomou conta do mercado internacional nesta quinta-feira foi bastante sentido pela Bovespa, que além de não se aproximar dos 70 mil pontos ainda perdeu os patamares de 68 mil e 67 mil pontos na sessão - este último temporariamente. Os investidores reagiram às notícias ruins da véspera, entre elas o rebaixamento da Grécia, e adicionaram mais algumas, como os dados fracos de pedidos de auxílio-desemprego divulgados nos Estados Unidos.
 
A manhã é de recomposição para os mercados internacionais, após as fortes perdas de ontem. Porém, a agenda esvaziada de indicadores econômicos nos EUA hoje e a liquidez reduzida às vésperas do início das festividades de fim de ano deixam uma sexta-feira indefinida para os negócios. Em Wall Street, as bolsas terão um dia de quádruplo vencimento, o que deve elevar a volatilidade por lá, com reflexos ao redor do mundo. Nesta sexta-feira, que encerra a última semana inteira de negociações em 2009, os ganhos nas bolsas europeias são liderados pelo setor de tecnologia, embalado pelo aumento de 12% no lucro líquido da norte-americana Oracle no segundo trimestre fiscal, anunciado na noite de ontem.


Não há indicadores previstos nos EUA.

A agenda dá uma trégua nesta sexta-feira, depois de dias bastante carregada. O principal destaque doméstico é o resultado da pesquisa de emprego do IBGE referente a novembro.

A Bolsa de Tóquio fechou em queda, puxada pelas ações das empresas de comércio exterior ("tradings") e alguns papéis ligados ao setor de matérias-primas, como Sumitomo Metal Mining, que seguiram o recuo dos preços das commodities ontem, causado pelas preocupações com o crédito global. Já as ações dos bancos cederam às realizações de lucros.


Fonte: AE Broadcast

0 comentários: