Bolsas asiáticas avançam após melhora na produção industrial do Japão

As principais Bolsas da Ásia fecharam com leves ganhos nesta segunda-feira de poucos negócios, influenciada principalmente pelo bom desempenho da produção industrial japonesa no mês de novembro.

No Japão, o índice Nikkei subiu 1,33%, para 10.634,23 pontos. Na Austrália, o índice All Ordinaries da Bolsa de Sydney subiu 0,99%, para 4.803,30 pontos, e em Xangai (China) o Shangai Composite teve alta de 1,51%, para 3.178,88 pontos. A bolsa de Seul (Coreia do Sul) ganhou 0,19%, a 1,685,59 unidades, e em Cingapura o índice Straits Times subiu 0,63%, para 2.855,68 pontos. A exceção ficou para a Bolsa de Hong Kong, que fechou em baixa de 0,17%, para 21.480,22 unidades.

Os investidores da região se voltaram hoje para dados locais para balizar os negócios, já que não haverá divulgações macroeconômicas significativas nos Estados Unidos e na Europa hoje --nesta semana, os dados mais importantes que sairão são a confiança do consumidor americano, amanhã, e os novos pedidos à indústria na zona do euro, na quarta-feira.

Por isso, a produção industrial japonesa teve destaque. Ela teve em novembro a sua maior alta em seis meses, impulsionada pela volta das exportações de vários itens --principalmente carros e televisores.

A economia japonesa é uma das que mais têm dificuldades de se recuperar da crise financeira global. Atualmente ela sofre com a deflação e com a moeda valorizada, mas o aumento nas exportações traz alguma esperança de que a situação vai voltando ao normal.

"Os resultados [da produção industrial japonesa] em novembro mostrou que a recuperação nas exportações japonesas continua graças a uma demanda maior na Ásia", explicou Masatoshi Sato, analista de mercado da Mizuho Investors Securities.

Fonte: Folha Online

0 comentários: